Quem é a artista Ana Starling que criou os ufamulufantes
Gosto de pensar na Ufa Mulufa como uma fábrica de personagens com histórias para contar. Personagens que nascem de uma forma, uma cor, uma brincadeira. E que ganham vida em dezenas de papéis especiais coloridos. Quem se diverte inventando histórias para esses personagens é o Beto, meu companheiro e parceiro de múltiplas criações há 15 anos. Nossas filhas, Laura e Marina, também participam de algumas etapas do processo criativo, que se torna uma divertida brincadeira em família. As meninas, que na época, tinham 4 e 6 anos, foram grandes entusiastas do nome Ufa Mulufa. Elas falam de Ufa, Mulufa, Rainha Tufa, Pelufa e outros personagens como se eles fossem da família. As crianças sabem das coisas...
Comecei a desenhar os personagens da Ufa Mulufa em 2017. Desde então, essa turma geométrica, colorida e bem-humorada já passeou por vários lugares. Feiras de artes gráficas e publicações independentes. Festivais de literatura. Lojas de parceiros em Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro. Lojas próprias em Santo Antônio do Pinhal e Campos do Jordão (no Museu Felícia Leirner/Auditório Cláudio Santoro).
Sou mineira de Belo Horizonte. Desenvolvi dezenas de projetos para clientes na área cultural antes de me perder no universo de cores, formas e papéis da Ufa Mulufa. Trabalho em um ateliê cercado por araucárias, cerejeiras e gatos. Moro em Santo Antônio do Pinhal desde 2015, onde, ao lado do meu companheiro Roberto Guimarães, organizo a FLIMA – Festa Literária Internacional da Mantiqueira.